“São dez anos de preparação”, reflete Dovagner Baschirotto sobre sua trajetória política até a vitória como vereador em Orleans
O Jornal da Guarujá entrevistou Dovagner Baschirotto, vereador eleito pelo MDB em Orleans. Apesar de já ter passado pela Câmara como suplente, esta é a primeira vez que ele assume uma vaga como titular, após uma campanha vitoriosa nas eleições de 2024. Durante a entrevista, Dovagner compartilhou suas experiências e expectativas para seu novo mandato.
Ele explicou o longo processo que o levou até a vitória. “É a campanha de três eleições, né? Então, 2016 a primeira, 2020, e agora em 2024 realmente se consolidou e a gente conseguiu a vaga na cadeira. São dez anos aí, a gente se preparando desde 2014, e agora conseguimos essa vaga pra representar o nosso município e principalmente a nossa população perante a Câmara de Vereadores.”
Dovagner também reconheceu que sua experiência como suplente foi um fator importante para sua eleição. “A gente tem que agradecer a Deus por estar aí. Segundo, agradecer ao MDB e também ao Cristóvão por ter cedido a vaga, já que ele passou a ser secretário na administração Jorge e Mário . Com certeza essa vitrine e o trabalho que a gente desenvolveu como suplente na Câmara de Vereadores foi um grande suporte pra que a gente pudesse ter conseguido a vaga agora com essa votação de 638 votos.”
Sobre sua postura como vereador, Dovagner esclareceu que, mesmo sendo agora oposição ao novo prefeito, Fernando Cruzetta, seu compromisso maior é com Orleans. “Eu sempre disse que nosso partido é Orleans. Não vamos travar nada que seja bom para o município. Se for para o bem da população, votaremos a favor. Vamos fiscalizar e legislar, sempre pensando na cidade. Claro que, se houver pontos polêmicos ou discordâncias com a nossa bancada, votaremos contra, mas sempre com foco no que é melhor para Orleans.”
Dovagner também abordou a possibilidade de disputar a presidência da Câmara. “Nós já tivemos uma reunião com os líderes do MDB, PSDB e PL e os vereadores, mas não foi conversado ainda sobre esse ponto. Teremos uma reunião nos próximos dias, mas com certeza, se for de consenso, meu nome estará à disposição também para, quem sabe, presidir a Câmara de Vereadores no ano que vem.”
Quando perguntado se desejaria assumir a presidência, ele admitiu: “Todos têm o desejo de um dia ser presidente da Câmara de Vereadores sendo vereador, e a minha posição não é diferente. Se eu tiver a oportunidade, se a bancada se reunir e decidir pelo nome do Dovagner, com certeza meu nome estará à disposição.”
Além de seu papel como legislador e fiscalizador, Dovagner também destacou a importância de buscar recursos para Orleans, independentemente de ser oposição ao Executivo. “A nossa busca é incansável com o recurso, mesmo porque eu sempre digo que são impostos pagos por nós, orleanenses, que vão a Florianópolis e que vão a Brasília. Uma das funções do vereador hoje é tentar esse retorno novamente do imposto para o nosso município através de emendas. E a gente vai continuar tentando fazer o máximo possível para dar mais qualidade de vida para a nossa população.”
Confira entrevista completa