“Sem moral pra pedir transparência”, dispara vereador Osvaldo Cruzetta
Líder do governo critica postura da oposição e afirma que gestão de Fernando Cruzetta é 100% transparente.

A não aprovação dos requerimentos 0013/2025 e 0014/2025, de autoria de vereadores da oposição, provocou críticas ao bloco de situação na Câmara de Vereadores de Orleans. Os documentos foram rejeitados na última sessão legislativa e geraram repercussão entre os parlamentares.
O requerimento 0013/2025 solicitava informações sobre supostas ausências não justificadas de uma servidora e uma secretária do primeiro escalão do governo municipal, que teriam viajado a passeio sem desconto nos salários. Já o requerimento 0014/2025 pedia detalhamento das filas de espera por exames, consultas com especialistas e cirurgias, tanto na Central Municipal de Regulação quanto na Central Estadual.
Segundo o vereador Dowagner Baschirotto (oposição), a ausência de descontos em folha para as viagens citadas representa falta de transparência na gestão atual.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o líder do governo na Câmara, vereador Osvaldo Cruzetta (Vá – PP), defendeu a rejeição dos requerimentos e afirmou que as informações solicitadas já estavam na prefeitura. “É importante esclarecer que uma dessas funcionárias foi exonerada pelo prefeito anterior, no final do ano. A outra foi convidada pelo prefeito Fernando para ser secretária de Educação. Ambas já tinham viagem marcada, e o prefeito Fernando estava ciente. Ele mesmo solicitou que os dias fossem descontados na folha de pagamento, e elas já protocolaram o requerimento na prefeitura (…) Quando nos deparamos com o requerimento, fui até a prefeitura verificar a situação. Lá, encontrei os dois pedidos de desconto já registrados no RH. Ou seja, não havia mais necessidade de votar esse requerimento. Na minha opinião, foi apenas uma tentativa de criar repercussão política e desviar o foco de outras questões.”
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o requerimento 0015/2025, protocolado pela base do governo, que solicita informações ao Executivo sobre gratificações recebidas pela vereadora Maiara Dal Ponte (MDB) entre 2021 e 2024. “Ainda fizemos um outro requerimento que talvez deixaram eles um pouco revoltados. Foi pedido as gratificações da vereadora Maiara, até porque ela é vereadora e estava nomeada como enfermeira-chefe, recebendo comissão. E essa gratificação, pelo que diz a Lei Orgânica do município, a lei estadual e a lei federal, não pode ser paga.” “Vamos aguardar essa documentação chegar na Câmara pra que a gente possa fazer uma análise mais profunda. Agora, a não ser que a Lei Orgânica esteja errada, a lei federal esteja errada, e a vereadora Maiara esteja certa.”
Críticas à gestão anterior e defesa do atual governo
Durante a entrevista, o vereador Vá criticou a gestão passada e sugeriu que os requerimentos da oposição têm fins políticos. “Eles votaram contra o nosso requerimento no final do ano passado, quando pedimos o controle de frota da prefeitura porque os gastos eram absurdos. E agora vêm aqui querer pregar transparência? Um governo que o próprio Tribunal de Contas disse que tinha menos de 25% de transparência (…) Votaram contra aquele galpão aí na praça coberta. Quando nós aprovamos o projeto, era pra fazer uma rua coberta, e não aquele jardim como está lá. Então esses caras não têm moral pra estar aqui pedindo requerimento no 90º dia de governo do Fernando Cruzetta.”
Vá também reafirmou que o governo atual é transparente. “O governo do Fernando e da Leonete vai ser 100% transparente. Eu posso afirmar porque estou lá na Câmara. Sempre que eu precisar de alguma informação, eu vou buscar. Os secretários são capacitados e responsáveis. Com certeza não vão se negar a prestar esclarecimentos.”
O vereador afirmou ainda que houve um acordo para limitar a quantidade de requerimentos por sessão. “Já teve mais requerimento e indicação nesses 90 dias do governo Fernando do que o ano passado inteiro. Então a gente fez uma reunião nas comissões e ficou acordado que cada vereador pode apresentar um requerimento ou indicação, dois por sessão, pra agilizar mais os trabalhos.”
Resultados do governo
O vereador destacou ainda conquistas do novo governo em pouco tempo. “O Fernando, com 90 dias de governo, já comprou uma escavadeira hidráulica e um caminhão. Agora quero ver quantas máquinas o Jorge comprou nos primeiros três meses do primeiro mandato dele e do último. Nenhuma! Conseguimos 4 milhões pro Hospital Santa Otília, colocamos um segundo médico no plantão, estendemos o horário dos postinhos até às 20h (… ). O que o Jorge fez em oito anos, o Fernando vai fazer em quatro e ainda vai sobrar tempo pra fazer mais.”
Confira entrevista completa