Solução definitiva para o Morro dos Cavalos é prioridade, afirma deputado Pedro Uczai

Após o grave acidente ocorrido no último domingo (6) na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, que deixou a BR-101 interditada por horas, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT), afirmou que o grupo de parlamentares está unido na busca por uma solução definitiva para o trecho, considerado um dos mais perigosos da rodovia em Santa Catarina.
“Todos nós, deputados federais e senadores catarinenses, temos um consenso: o projeto do Morro dos Cavalos precisa ser prioridade número um na renovação ou na otimização do contrato com a Arteris Litoral Sul”, declarou Uczai, em entrevista.
De acordo com ele, reuniões já estão sendo realizadas junto ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para garantir que o trecho receba os investimentos necessários. O parlamentar explicou que uma nova proposta foi levada ao ministério como alternativa aos dois túneis inicialmente previstos, com custo estimado de R$ 1 bilhão. A ideia seria construir um contorno viário elevado, com um custo estimado de R$ 500 milhões — metade do valor previsto inicialmente.
“A proposta desse contorno viário é mais rápida de executar e com menor custo. Seria algo semelhante ao que foi feito na duplicação da BR-101 Sul, na região de Araranguá”, destacou.
Uczai também afirmou que já solicitou uma reunião com o novo diretor-geral da ANTT, que está em viagem internacional ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e que, assim que retornar, os encaminhamentos deverão ser acelerados. “Queremos garantir que o relatório da ANTT, que será enviado ao Tribunal de Contas da União, inclua o projeto do Morro dos Cavalos. E, se ele não estiver lá, vamos trabalhar para que seja incluído como prioridade máxima”, frisou.
Questionado sobre o posicionamento do governo federal, o deputado reforçou sua confiança no ministro Renan Filho. “Desde a inauguração do ponto de parada de descanso dos caminhoneiros em Palhoça, o ministro já manifestava publicamente que o Morro dos Cavalos estaria incluído na renovação da concessão da Arteris. Então, acredito que conseguiremos incidir, como bancada catarinense, para garantir que essa obra seja viabilizada o quanto antes.”
Uczai também destacou que, independentemente das causas do acidente ocorrido e que ainda estão sendo investigadas, os riscos da região são conhecidos. “Todos sabemos dos perigos: excesso de curvas, risco de deslizamento, acidentes graves. O Sul do estado não pode mais conviver com interdições de 15 horas ou mais. Precisamos de uma decisão definitiva”, concluiu.
Confira entrevista completa