Baixa adesão e aumento de internações motiva ampliação da vacinação contra a gripe em SC
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe para incluir crianças de até 12 anos. Anteriormente, a imunização era recomendada apenas para crianças até 5 anos. Os municípios não receberão doses extras para esse público, mas poderão utilizar doses remanescentes, caso haja disponibilidade. A medida foi tomada devido à baixa adesão à campanha até o momento.
“Até agora, pouco mais de 800 mil doses foram aplicadas em todo o estado, apesar da chegada de 2 milhões de doses na primeira remessa e a expectativa de receber mais de 1 milhão em um novo lote”, explicou o Superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi. Ele destacou que as crianças até 12 anos estão entre os pacientes mais hospitalizados por síndromes respiratórias, representando cerca de 80% das internações por gripe grave.
“A recomendação para os municípios é que avaliem suas disponibilidades e, se houver doses excedentes, remanejem para o novo público-alvo o mais rápido possível”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde de São José, Sinara Simeoni, presidente do COSEMS, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Ela destacou a importância das estratégias adotadas por cada município para sensibilizar a população sobre a importância da imunização.
“A campanha nacional de vacinação contra a gripe continua nos postos de saúde até o dia 30 de maio”, acrescentou Gaudenzi.