Brasil enfrenta explosão de casos de dengue e adota medidas urgentes
País pode atingir 4 milhões e 200 mil casos ao longo do ano
O Brasil enfrenta uma preocupante explosão de casos de dengue, com números alarmantes registrados apenas no primeiro mês do ano. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, já são contabilizados 217.841 casos da doença, mais que o triplo do registrado no mesmo período em 2023. A magnitude do problema levanta temores de que o país possa atingir a marca de 4 milhões e 200 mil casos ao longo do ano.
O balanço foi apresentado durante um encontro entre representantes da Sala Nacional de Arbovirose dos Conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde. O cenário é agravado com a confirmação de 15 mortes relacionadas à dengue, e outras 149 estão atualmente sob investigação.
A ministra da saúde Nísia Trindade, durante o encontro, fez um apelo à população para intensificar as medidas de prevenção dentro de suas casas. Segundo ela, 75% da transmissão ocorre dentro do ambiente doméstico e lembrou que a responsabilidade tanto do governo quanto dos cidadãos e famílias em cuidar desse ambiente propício à proliferação do mosquito vetor.
A ministra da saúde também anunciou que a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá início em fevereiro, priorizando crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A limitação na produção de doses justifica a concentração inicial nesse grupo etário. Em Santa Catarina, 13 municípios com maior incidência receberão prioritariamente o imunizante.
A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross, confirmou a existência de uma epidemia de dengue em diversos países das Américas.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e articulações, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. A ministra ainda alertou que ao apresentar esses sintomas, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.