Dengue em Santa Catarina: Número de mortes chega a 120
A Dengue continua a assolar Santa Catarina, com um número alarmante de 120 mortes registradas desde o início do ano. Este número já supera os 98 óbitos de todo o ano passado e os 90 de 2022. De acordo com o painel de monitoramento da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde, outras 40 mortes pela doença estão sob investigação.
O médico infectologista e superintendente de vigilância e saúde de Santa Catarina, Dr. Fábio Gaudenzi, ressalta que as regiões mais afetadas são a Nordeste e a Foz do Rio Itajaí. “Joinville e Itajaí são as cidades com o maior número de óbitos até o momento”, afirma o Dr. Gaudenzi
Ele explica que Santa Catarina enfrenta um período de recordes negativos também no número de casos, com mais de 200 mil casos prováveis até o momento. “Estamos com um número bastante elevado em relação ao ano anterior. Além disso, o número de casos das semanas já está superando o que tivemos nos anos anteriores”, acrescenta.
Combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é uma tarefa diária que requer mudança de hábitos. “Mesmo sabendo da importância de manter um ambiente adequado, livre de água parada, a frequência desse cuidado precisa ser contínua. (…) É um esforço que demanda envolvimento constante da população em suas residências, locais de trabalho e em todas as atividades do dia a dia.”
Além dos casos de Dengue, Santa Catarina também registrou mais de 300 casos prováveis de Chikungunya nos primeiros quatro meses do ano, com 21 casos confirmados.