Ministério da Saúde lança versão digital da Caderneta da Criança

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (10) a Caderneta Digital de Saúde da Criança, agora integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A ferramenta permite acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil por meio de duas áreas: registros de saúde e cuidados da família.
A versão em papel continua sendo distribuída nas unidades básicas de saúde, mas a digital traz praticidade, segundo o ministro Alexandre Padilha: “Aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física agora está resolvida — ela estará disponível no aplicativo. A outra vantagem é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”.
Para utilizar a nova caderneta, é necessário que o responsável e a criança tenham contas ativas no Gov.br. A plataforma digital reúne informações sobre vacinação, crescimento, nutrição e saúde bucal, com registros lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde.
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, reforçou a importância da digitalização: “A caderneta da criança sempre foi uma aliada das famílias brasileiras. Agora, com a transformação digital do SUS, se torna mais moderna, interativa, acessível e vem apoiar as mães, as famílias, os cuidadores, os professores, os profissionais de saúde de todo o país no cuidado com as nossas crianças”.
A nova versão também inclui orientações sobre temas como o cuidado com bebês prematuros e o uso de telas, além de possibilitar o envio de notificações sobre a vacinação e os marcos do desenvolvimento infantil.