Orleans inicia vacinação contra a gripe com foco em grupos prioritários

Teve início nesta segunda-feira, 7 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o estado de Santa Catarina. Em Orleans, a mobilização ocorre em sete salas de vacinação.
Nesta primeira fase, a campanha tem como foco os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: Idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); professores; policiais; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades e trabalhadores dos Correios.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o Dia D de mobilização, agendado para 10 de maio, a vacina será destinada exclusivamente a esses públicos. Após essa data, a campanha será ampliada para toda a população com mais de 6 meses de idade.
Além da imunização contra a gripe, também será intensificada a vacinação contra o tétano. A vacina é recomendada a partir dos 2 meses de idade, com reforços a cada 10 anos. No caso das gestantes, a orientação é de uma dose a cada gestação para garantir a proteção da mãe e do bebê.
Em Orleans, a vacinação está sendo realizada nas seguintes unidades de saúde: Nossa Senhora Aparecida, São Donato, São Francisco, Santa Luzia, São Roque, Padre Santos e Santo Antônio.
A orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores levem documento de identificação e a caderneta de vacinação. No Dia D, todas as salas de vacina funcionarão das 8h às 17h, facilitando o acesso da população à imunização.