Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina deve registrar 3,8 mil novos casos de câncer de mama em 2024, alerta o INCA

Por Ligado no Sul01/10/2024 09h00
Foto/Reprodução – Inca

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina deve registrar 3,8 mil novos casos de câncer de mama em 2024.  A doença, que atinge cerca de 64 mulheres a cada 100 mil no Brasil, é uma das principais causas de morte entre o público feminino. O órgão também aponta que 17% das ocorrências poderiam ser evitadas com a adoção de medidas preventivas e hábitos saudáveis.

Durante o mês de outubro, a campanha  Outubro Rosa reforça a importância de conscientizar sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. A identificação antecipada é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento. Segundo o mastologista Dr. Marcelo Prade, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na recuperação das pacientes. “Com a mamografia de rastreio, é possível identificar lesões ainda muito pequenas, antes que se tornem nódulos. Isso permite um tratamento menos invasivo e, muitas vezes, evita até a necessidade de quimioterapia.”

O médico mastologista recomenda que todas as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. O autoexame também é um importante aliado para que as mulheres conheçam melhor o próprio corpo e identifiquem rapidamente possíveis alterações. Tendo esse conhecimento, elas conseguem perceber mais facilmente qualquer mudança que ocorra e buscar auxílio médico, se necessário.

Entre os principais sinais de alerta para o câncer de mama estão a presença de caroços ou nódulos, alterações no formato dos seios, pele avermelhada ou retraída e mudanças no aspecto dos mamilos. Se alguma dessas características for identificada, o ideal é procurar um especialista imediatamente.

Prevenção e qualidade de vida

O INCA ressalta que o câncer de mama pode ser prevenido com medidas simples, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente. Para Dr. Marcelo Prade, cuidar da saúde é fundamental para diminuir o risco de desenvolvimento da doença. “Alimentos ultraprocessados devem ser evitados. Priorizar uma dieta rica em fibras e vegetais ajuda a manter o corpo menos inflamado”, explica o mastologista. Ele acrescenta que a prática de exercícios físicos pode reduzir significativamente as chances de desenvolvimento do câncer de mama, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida.

“Os estudos mostram que pacientes que praticam exercícios físicos têm menos probabilidade de desenvolver a doença e, mesmo em caso de diagnóstico, a evolução é muito melhor em comparação às pessoas que não têm esse hábito.

Números que preocupam

Segundo o INCA, cerca de 73,6 mil novos casos de câncer de mama são registrados anualmente no Brasil. A campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e reforçar a necessidade de diagnósticos precoces, para que mais mulheres tenham a chance de superar a doença e conquistar a cura.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS