Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Surto de Mpox: OMS convoca comitê para avaliar risco de disseminação global

Brasil registra 709 casos e 16 óbitos

Por Ligado no Sul14/08/2024 11h30
Foto/Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para esta quarta-feira, 14 de agosto, um comitê de emergência para analisar o surto de mpox na África e o potencial risco de disseminação internacional da doença. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em sua conta na rede social X, na última quarta-feira, 7 de agosto.

Tedros explicou que a decisão de convocar o comitê foi motivada pelo aumento de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão crescendo há mais de dois anos. A situação se agravou recentemente devido a uma mutação do vírus, que facilitou a transmissão de pessoa para pessoa.

Entre janeiro de 2022 e junho de 2024, a OMS registrou 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países, com 208 mortes atribuídas à doença. De acordo com o relatório de situação divulgado na segunda-feira, 12 de agosto, apenas no mês de junho foram confirmados 934 casos laboratoriais e quatro mortes em 26 países, indicando uma transmissão contínua da mpox globalmente.

No Brasil, em 2024, foram notificados 709 casos de mpox e 16 óbitos, com o mais recente ocorrido em abril do ano passado.

A mpox é uma doença zoonótica viral que pode ser transmitida a humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas ou materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem ser planas ou elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, e podem formar crostas que secam e caem. Elas podem aparecer em várias partes do corpo, incluindo rosto, mãos, pés, boca, olhos, órgãos genitais e ânus.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS