Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Teste do pezinho em SC agora detecta sete doenças, incluindo toxoplasmose congênita

Por Ligado no Sul22/04/2024 12h00
Foto/Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina anunciou  a ampliação do teste do pezinho para a detecção de sete doenças em recém-nascidos, incluindo agora a toxoplasmose congênita, uma infecção causada por um parasita que pode ser especialmente grave em bebês. O Dr. Marcos Guchert, médico infectologista do Hospital Infantil Joana de Gusmão, destacou a importância dessa inclusão e como o tratamento precoce pode prevenir uma série de sequelas que poderiam afetar o desenvolvimento das crianças a longo prazo.

“A inclusão da toxoplasmose nos permite identificar precocemente as crianças infectadas por esse patógeno e iniciar o tratamento de maneira precoce”, disse o Dr. Guchert. “Isso pode evitar uma série de complicações, como atrasos no desenvolvimento e alterações auditivas, que poderiam comprometer a qualidade de vida dessas crianças no futuro.”

A toxoplasmose geralmente é identificada durante a gestação, mas em alguns casos a infecção pode ocorrer no final da gravidez, não sendo identificada antes do nascimento do bebê. O teste do pezinho agora oferece uma nova oportunidade para detectar essa condição, sendo realizado entre 48 horas e o quinto dia de vida dos recém-nascidos.

O Dr. Marcos Paulo Guchert explicou os procedimentos que serão adotados para os bebês diagnosticados com toxoplasmose. “As crianças identificadas com toxoplasmose serão encaminhadas para nosso ambulatório especializado, onde serão avaliadas por oftalmologistas e infectologistas”, explicou. “O tratamento geralmente dura um ano e pode envolver uma equipe multiprofissional, dependendo do grau de comprometimento.”

No ano passado, aproximadamente 87 mil testes do pezinho foram realizados em Santa Catarina. O exame é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1.476 unidades de saúde em todos os 295 municípios do estado.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS