Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Último dia para que municípios catarinenses se inscrevam na campanha de coleta de pneus

Ação tem como objetivo reduzir o número do mosquito transmissor da dengue

Por Ligado no Sul09/09/2024 12h00
Foto/Dive-SC

Esta segunda-feira, dia 9, é o prazo final para que os municípios catarinenses interessados se inscrevam na segunda edição da campanha de recolhimento de pneus, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O objetivo é ajudar a combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Empresas parceiras, como a Reciclanip e a Xibiu, são responsáveis pela coleta e reciclagem dos pneus em todo o país.

O biólogo Maico Roberto Luckmann, da Gerência de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina explica que pneus descartados são ambientes propícios para a proliferação do mosquito. “Geralmente encontramos muitas larvas do mosquito nesses locais. Os agentes de endemias relatam a presença de larvas em pneus abandonados, e acreditamos que a coleta desses materiais vai contribuir bastante para a redução dos casos de dengue”, afirmou.

Na primeira edição da campanha, mais de 54 mil pneus foram recolhidos em 84 cidades do estado. A expectativa para esta edição é um engajamento ainda maior. “Até o momento, 47 municípios já se inscreveram. Acreditamos que até o final do dia mais cidades participem, superando o número de pneus coletados na última campanha”, destacou Luckmann.

A campanha também inclui uma capacitação no dia 20 de setembro para os municípios inscritos. Nesse encontro, serão discutidos detalhes sobre como proceder com a coleta e o armazenamento dos pneus, até que as empresas responsáveis realizem o recolhimento.

A eliminação de criadouros do Aedes aegypti é essencial para o combate à dengue e outras doenças. Pneus, latas, garrafas e outros recipientes que acumulam água parada são os principais pontos de proliferação do mosquito. Até o final de agosto, Santa Catarina contabilizou mais de 355 mil casos prováveis de dengue em 283 municípios, com 334 mortes confirmadas pela doença.

Os municípios que ainda não se inscreveram na campanha têm até o fim do dia para garantir sua participação e contribuir com a saúde pública e a prevenção de novas epidemias no estado.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS