Agosto Dourado: CBMSC intensifica capacitações em prevenção de engasgamentos com leite materno
Em sintonia com a Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Campanha Agosto Dourado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina intensificou suas ações voltadas para a prevenção de engasgamentos em bebês. O foco é preparar gestantes e familiares para agir corretamente em situações de emergência.
A amamentação é importante para o desenvolvimento saudável dos bebês, mas pode trazer desafios, como o engasgamento, especialmente quando a criança ingere o leite rapidamente ou na posição inadequada. Para mitigar esses riscos, o CBMSC realiza treinamentos específicos para educar a comunidade sobre como prevenir e responder a situações de engasgamento.
O projeto “Prevenir é Salvar!” oferece capacitação em diferentes cidades catarinenses e conta com a participação de gestantes e seus familiares, que aprendem técnicas de primeiros socorros e desengasgo.
Durante a capacitação são abordadas as seguintes orientações para prevenir e lidar com engasgamentos:
1. Posicionamento Adequado: Coloque o bebê de bruços sobre o seu braço, mantendo a cabeça inclinada para baixo.
2. Manobras de Desengasgo: Dê leves tapas nas costas do bebê para ajudar a liberar as vias aéreas.
3. Observação e Ação: Verifique se o bebê começa a chorar, sinalizando a liberação das vias aéreas e a retomada da respiração.
“Nosso objetivo é garantir que os pais e responsáveis estejam preparados para agir com rapidez e eficácia em casos de engasgamento. A educação e o treinamento são essenciais para salvar vidas e garantir a segurança dos bebês”, afirma o cabo Evandro.
As capacitações, que ocorrem mensalmente, são conduzidas com a colaboração de acadêmicos de Enfermagem da Unoesc e abordam também outros cuidados essenciais, como o manejo do coto umbilical e introdução alimentar.
Neste Agosto Dourado, o CBMSC reforça a importância de compartilhar essas informações com gestantes e familiares. Em caso de engasgamento, a orientação é buscar socorro imediatamente e ligar para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.