CBM SC distribui pulseiras de identificação para garantir a segurança das crianças nas praias neste verão
Com a chegada da temporada de verão, as praias de Santa Catarina se tornam um destino movimentado, o que aumenta a preocupação com a segurança das crianças. Para evitar o desespero de um filho perdido em meio à multidão, iniciativas simples, como o uso de pulseiras de identificação, têm se mostrado eficazes. As pulseiras, que contêm o nome da criança e o contato dos responsáveis, são distribuídas gratuitamente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além de facilitar o reencontro em caso de separação, elas proporcionam mais tranquilidade às famílias.
Cidades litorâneas como Florianópolis e Balneário Camboriú já adotaram programas para distribuir as pulseiras, acompanhadas de orientações aos pais sobre segurança. A Sargento CBMSC Gláucia Krueger destaca a importância de tomar algumas precauções ao chegar à praia. “É fundamental observar as bandeiras do posto de salva-vidas para entender as condições do mar. Além disso, escolha um local perto do posto de guarda-vidas, ensine as crianças a procurar sempre um adulto confiável ou o posto de salva-vidas caso se percam e, se possível, mantenha um ponto de referência, como o guarda-sol”, explica.
Em caso de perda, a orientação é clara: a criança deve procurar imediatamente um posto de salva-vidas. “Os pais devem ir ao posto de salva-vidas, passando as características físicas da criança e a roupa que ela está usando para facilitar a busca”, orienta a sargento.
Gláucia também alerta sobre um comportamento observado em turistas argentinos, que têm sido vistos nas praias com crianças perdidas. “Quando você vê alguém batendo palmas e andando com uma criança, é um sinal de que a criança está perdida”, explica. Ela também observa que, no caso de meninas, elas frequentemente caminham contra o vento, o que pode ser um ponto de referência durante a busca.
Com a distribuição das pulseiras de identificação e a aplicação das orientações de segurança, as famílias podem aproveitar as praias com mais tranquilidade. “Os pais podem pegar várias pulseiras, colocar nas crianças antes de sair para a praia e, caso necessário, usar para garantir a segurança”, reforça a Sargento Krueger. E, em caso de emergência, o número 193 deve ser acionado imediatamente.
A medida é uma forma simples e eficaz de garantir a segurança de todos durante a temporada de verão em Santa Catarina.