CBMSC registra 81 resgates em praias catarinenses durante o feriado de novembro
Feriado prolongado de novembro termina sem óbitos em áreas monitoradas por guarda-vidas, com reforço no efetivo no Litoral Sul
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) concluiu com êxito o primeiro feriado prolongado da Estação Verão, de 12 a 18 de novembro. Durante esse período, que incluiu o feriado de 15 de novembro, a corporação realizou 81 salvamentos de afogamento, sendo a maioria das vítimas homens com idade média de 28 anos. As ocorrências ocorreram principalmente entre 14h e 18h.
Não houve óbitos nas áreas monitoradas por guarda-vidas, refletindo o sucesso das ações preventivas. No entanto, três óbitos foram confirmados em locais sem cobertura de guarda-vidas: dois em águas salgadas, em Penha e Itapoá, e um em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis.
O CBMSC reforça a importância de medidas básicas de prevenção, como o uso do aplicativo CBMSC Cidadão, que permite verificar as praias sinalizadas com bandeira verde, indicativas de condições favoráveis para banho, e bandeira preta, onde os postos de guarda-vidas estão desativados. Atualmente, 95 postos estão ativos durante a semana, número que sobe para 181 nos finais de semana.
Reforço no Litoral Sul
A última semana também marcou o início do reforço no efetivo de guarda-vidas em Criciúma, com a abertura dos principais postos de salvamento aquático no Litoral Sul, em praias como Balneário Rincão e Morro dos Conventos, a partir de 15 de novembro. O subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), major Renan Fernandes, destacou a importância de os banhistas verificarem previamente quais praias estão com postos ativos. “É importante que os banhistas procurem os locais guarnecidos pela corporação”, explicou.
Cuidados
Além de escolher locais com guarda-vidas, o CBMSC orienta sobre cuidados essenciais para prevenir afogamentos:
- Evitar entrar no mar sob efeito de álcool ou drogas;
- Não nadar logo após as refeições;
- Manter-se em áreas de água até a altura do umbigo;
- Respeitar a sinalização das bandeiras, principalmente a vermelha, que indica alto risco.
A Operação Estação Verão do CBMSC, maior realizada pela corporação, abrange todo o Estado e segue em três fases: pré-temporada, temporada e pós-temporada. Além de garantir a segurança nas praias, os guarda-vidas também estão preparados para atender outras emergências durante a temporada.