Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Estação Verão: CBMSC reforça alerta para turistas no Litoral catarinense durante o Carnaval

Por Ligado no Sul26/02/2025 10h00
Fotos: Divulgação / CBMSC

Com a chegada do Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça o alerta aos turistas que irão aproveitar as praias do estado. O boletim da Estação Verão dessa terça-feira, 25, traz informações importantes sobre os riscos do mar e medidas preventivas para garantir um feriado seguro.

Desde o início da temporada, em 2 de novembro de 2024, até 3 de fevereiro de 2025, foram registrados 33 óbitos por afogamento em Santa Catarina, em águas doces e salgadas. O número representa uma redução em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 42 mortes foram contabilizadas. Das vítimas deste ano, 18 eram turistas de outros estados, enquanto 11 eram catarinenses de cidades do interior, principalmente do Oeste e da Serra. Apenas duas vítimas eram do Litoral.

Principais riscos no Litoral catarinense

Santa Catarina possui diversas praias, muitas delas com características que podem representar perigo para banhistas menos experientes. O CBMSC destaca os principais riscos e medidas de prevenção:

  • Costões Rochosos: São comuns no estado e podem ser traiçoeiros devido às ondas fortes e superfícies escorregadias. Evite subir nas pedras ou se aproximar da água nessas áreas.
  • Correntes de Retorno: Responsáveis por grande parte dos afogamentos. Para identificá-las, observe áreas onde a água parece mais escura e sem ondas. Se for arrastado, não nade contra a corrente; tente nadar paralelamente à praia até sair da correnteza.
  • Mar Revolto e Ondas Fortes: Algumas praias possuem forte agitação marítima, mesmo em dias ensolarados. As bandeiras de sinalização indicam os riscos:
    • Verde: Seguro para banho
    • Amarela: Atenção
    • Vermelha: Perigo
    • Preta: Posto desativado (sem vigilância)
  • Mudança Rápida do Tempo: O clima no estado pode mudar rapidamente, alterando as condições do mar. Fique atento às previsões meteorológicas e às orientações dos guarda-vidas.
  • Águas-vivas: Algumas praias têm incidência desses animais marinhos. A presença deles é sinalizada por bandeiras lilás. Caso sofra uma queimadura, lave com água salgada e procure um posto de guarda-vidas para aplicação de vinagre, que alivia a dor.

Dicas de segurança

O CBMSC recomenda algumas ações simples para garantir uma experiência segura nas praias:

  • Prefira praias com cobertura de guarda-vidas e observe as bandeiras indicativas das condições do mar.
  • Respeite as sinalizações de segurança e evite nadar próximo a costões e áreas rochosas.
  • Nunca entre no mar, rio ou cachoeira após consumir bebida alcoólica.
  • Utilize o aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e iOS, que informa sobre as condições das praias e presença de guarda-vidas.

Maior operação de verão no estado

Santa Catarina vive uma alta temporada de turismo, e o CBMSC está conduzindo a maior operação já realizada na Estação Verão. O efetivo mobilizado conta com 1.900 guarda-vidas civis, 426 postos guarda-vidas ativados, 163 embarcações, 53 motoaquáticas, 33 quadriciclos, 145 viaturas e 3 aeronaves.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS