Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Polícia Civil de Santa Catarina alerta sobre novo golpe de phishing envolvendo intimações falsas

Por Ligado no Sul08/09/2024 10h00
Foto/PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) emitiu um alerta à população sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo intimações falsas. Criminosos estão enviando mensagens fraudulentas que se passam por intimações da PCSC, induzindo as vítimas a acessarem um QR Code. A prática, no entanto, não faz parte dos procedimentos oficiais da polícia.

De acordo com a Polícia Civil, as intimações legítimas podem ser entregues presencialmente, via e-mail ou WhatsApp, mas nunca envolvem solicitações de dados pessoais ou bancários. O golpe mais recente, no entanto, utiliza uma intimação assinada por um inexistente “Tribunal Eletrônico” e contém erros de digitação, além de links maliciosos.

Essa tática faz parte do conhecido esquema de phishing, no qual os golpistas utilizam mensagens enganosas para obter dados confidenciais, como informações pessoais e bancárias. As mensagens fraudulentas frequentemente apresentam temas como recadastramento de dados, pendências financeiras ou cancelamento de serviços, tentando induzir o usuário a fornecer informações sensíveis.

Dicas de segurança para se proteger:

– Não clique em links ou QR Codes suspeitos: Eles podem redirecionar para sites falsos ou instalar malwares no dispositivo.
– Analise o contexto: Desconfie de mensagens de fontes desconhecidas ou que não sigam os procedimentos habituais.
– Questione a veracidade das informações: Verifique com atenção as mensagens recebidas e, em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a suposta fonte.
– Monitore suas contas: Se você fornecer informações acidentalmente, desconecte-se imediatamente e fique atento a atividades suspeitas em suas contas online.
– Reporte atividades suspeitas: Notifique imediatamente as instituições relevantes sobre qualquer tentativa de fraude e ajuste suas medidas de segurança.

A PCSC reforça que intimações nunca são enviadas com QR Codes e orienta os cidadãos a se manterem atentos a possíveis tentativas de phishing, protegendo-se de golpes online.

Foto/PCSC

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS