Vídeo: Polícia Militar desarticula esquema de trabalho análogo à escravidão em lavoura de fumo em Içara
Na noite dessa quarta-feira (20), a Polícia Militar, durante patrulhamento na Avenida Procópio Lima, abordou um veículo com excesso de passageiros. A abordagem revelou que um dos ocupantes, um homem de 36 anos, era foragido da justiça por crime de furto.
Durante a condução do foragido ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele revelou trabalhar em uma lavoura de fumo sob condições degradantes, recebendo entorpecentes, moradia precária e alimentação como forma de pagamento.
Com base na denúncia, os policiais se deslocaram até uma residência no Loteamento Antônio Lima, em Içara, onde encontraram vários homens vivendo em situações análogas à escravidão. No local, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha, evidenciando também o envolvimento com tráfico de drogas.
A ação resultou na prisão em flagrante de um homem de 59 anos, responsável pela propriedade, e de seus dois filhos, de 21 e 22 anos. Os três foram encaminhados à Polícia Federal de Criciúma, onde responderão pelos crimes de trabalho análogo à escravidão e tráfico de drogas.
De acordo com a PM, as vítimas resgatadas foram levadas à mesma delegacia para prestar depoimentos e receber o devido amparo legal.